Workshops com Criação

2024

Workshops com Criação ➔ 2024 ✦

Helena Heyzer e Guilherme Gomes (Rio de Janeiro, RJ)

Entre Rios do Sul, RS
CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO

INSCREVA-SE

Mergulharemos na engenharia e construções de partituras para a criação de um espetáculo. Uma investigação sobre processos de criação onde o humor, a coletividade e a relação direta com os espectadores são palavras-chave que alicerçam essas estruturas afetivas. Utilizando-se das ferramentas da dança contemporânea com as técnicas acrobáticas do circo, o workshop trabalhará a coletividade e a compreensão dos limites do corpo individual e coletivo em sociedade, a partir da exploração da relação entre os corpos. Um mergulho que toma fôlego nas dinâmicas coletivas, no trabalho colaborativo e no cuidado com o outro.

Monique Ottati
(Rio de Janeiro, RJ)

Alto Bela Vista, SC
CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO

INSCREVA-SE

“Imagens” é um workshop de dança contemporânea, que tem como principal mote a pesquisa autobiográfica e o improviso. Contar nossas histórias, conhecer as histórias das pessoas ao nosso redor, do espaço e do ambiente ao nosso redor são uma fresta para a criação de narrativas. Por meio de técnicas de dança, assim como de jogos corporais em grupo e pesquisa de improviso, buscaremos qual narrativa aquele coletivo de pessoas, que só acontecerá aquela vez e naquele momento, quer contar.

Luciana Lanza
(Brumadinho, MG)

Parauapebas, PA
CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO

INSCREVA-SE

A bailarina Luciana Lanza pesquisa sobre o ato de Ocupar através da Dança. Quem ocupa cuida, se responsabiliza, se empodera, e movimenta a memória do Espaço. O ato de ocupar é arriscado e exige coragem. Através de técnicas de dança contemporânea, capoeira, danças populares e improviso, Luciana convida todas as pessoas presentes a se apropriarem de seus corpos e dos espaços que ocupam.

Marcio Cunha
(Lumiar, RJ)

Canaã dos Carajás (PA)
CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO

INSCREVA-SE

A partir do fim, um começo. Um mergulho na transformação das redescobertas. Um solo que em três movimentos usa da brasilidade e da fé para dançar a transição, do desconforto para mover energias e do conhecido para reler as forças.

Estar só é não estar sozinho, é andar acompanhado ouvindo o som do silêncio ecoar na carne. Um corpo vivo juntou-se à sonoridades conhecidas para materializar o ritual da mudança. Caminhar, redescobrir e renascer na valentia do novo.

É dançando que se move o ar que preenche a mudez sufocante da alma.

Hugo Lopes
(São Paulo, SP)

Resende, RJ
CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO

INSCREVA-SE

Na residência proposta, o processo coreográfico acontecerá através de dinâmicas de improviso e criação. Focando em partituras construídas, movimentos em gestual e potência física de cada bailarino, e explorando ao máximo o que o intérprete tem a oferecer.

Juliana Gama
(Rio de Janeiro, RJ)

Mangaratiba, RJ
CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO

INSCREVA-SE

Um workshop que propõe uma investigação do que move nossos corpos. O que te impulsiona? O que te move? Por que mover? Através de técnicas de dança contemporânea, jogos de improvisação e criação, construiremos sequências coreográficas, cenas e imagens que juntas mostram o que move cada um de nós.