WORKSHOPS
Os workshops do Dança em Trânsito são oferecidos gratuitamente e ministrados por convidados nacionais e internacionais participantes do festival. Com isso reforçamos a intenção de promover intercâmbio entre artistas e o público em geral, com diferentes níveis de técnica e/ou conhecimento de dança.
Inscrições e informações pelo email workshop.dancaemtransito@gmail.com
Envie um email com nome, contato e 3 linhas do currículo para garantir sua vaga. Você receberá resposta confirmando a vaga.
Não se esqueça de informar para que workshop você solicita vaga.
Bordeaux, França
Gaétan Jamard
Dia 30 de julho, às 18h
Centro de Cultura | Entre Rios do Sul / RS
Se levar e ser levado.
O objetivo será de adquirir noções de dança contato e de duo. Começaremos no chão para preparar nossos corpos e adaptar-nos a empurrar e resistir a se levar e ser levado.
JAMARD Gaétan
Diploma Nacional de Estudos Coreográficos Superiores e certificado de estudos superiores do CNSMD de Lyon (seção de dança contemporânea). Balé jovem do CNSMD Lyon.
Experiências profissionais mais recentes:
Dançarino intérprete nas próximas criações:"Les Sauvages", coreografia de Sylvère Lamotte, "Happy Sysiphe", de François Veyrunes, (2017) "Homo furens", coreografia de Filipe Lourenço (2016) e coreógrafo e intérprete do solo
"Re-tour" (2016) Dançarino na criação da Flávia Tápias
"Sei coisas lindas de ti" (2015).
Atualmente: dançarino na criação pública de jovens "Miravella", coreografia Catherine Dreyfus;
"Abundancia", coreografia de Flavia Tapias, "Aquiles de Aquiles" de François Veyrunes; Dança no espaço urbano, coreografia Catherine Dreyfus; "E se eu fosse eu!" Coreografia de Catherine Dreyfus.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Flávia
Tápias
Dia 02 de agosto, às 14h
JUSC Jurerê Sports Center | Florianópolis, SC
Dia 15 de agosto, às 9h30
Fundação Teatro Guaíra | Curitiba, PR
Workshops Dança Contemporânea l Metodologia Tápias
O MOVIMENTO e sua percepção, dinâmica, musicalidade e transformação.
Considerando que “O homem existe no próprio corpo”*, pode-se tomar diversas interpretações. Exploraremos, nos nossos workshops, a interpretação que cada indivíduo faz do próprio corpo (percepção), às interpretações a serviço das quais o coloca. (*José Gil)
Objetivo Geral: Aprofundar o trabalho de preparação do intérprete para os diversos desdobramentos da dança contemporânea.
Conteúdos l Fundamentos da Dança:
1. Técnicas de base da linguagem específica do movimento: consciência corporal, uso das articulações, coordenação, equilíbrio, força e energia buscando as qualidades dos diversos movimentos da dança contemporânea.
2. Técnicas de queda com consciência.
3. Abordagem do sistema de composição coreográfica e cênica utilizados pelo Grupo Tápias.
4. Teatralização do movimento, criação de sequências gestuais e de “partituras visuais e musicais”.
5. Meios para chegar à dança tendo como base situações cotidianas e intenções teatrais.
Atividades
1. Trabalho da percepção, da conscientização, do aprimoramento e da dinâmica do movimento.
2. Trabalho de entendimento do corpo para chegar ao movimento consciente.
3. Trabalho da influência do movimento na teatralização da dança.
4. Exploração do universo das emoções e de formas de colocar corpo e alma a serviço da Narração.
5. Trabalho personalizado de cada intérprete/bailarino(a) e seu gestual.
Barcelona, Espanha
Guy Nader e Maria Campos
Dia 05 de agosto, das 17h às 19h
Casa França Brasil | Rio de Janeiro / RJ
PARCERIA | FERRAMENTAS DE CRIAÇÃO
dadas por GN | MC Guy Nader | Maria Campos
Este workshop é baseado no trabalho de parceria e contato e no vocabulário do trabalho usado nos processos e pesquisas da criação do GN | MC.
Propomos tarefas e pontos de partida para começar a abrir um mundo de imaginação onde o corpo é tratado a partir de pontos de vista muito diferentes.
Investigamos a mecânica, observamos o movimento para multiplicar caminhos e abordagens para a compreensão do movimento e do corpo.
Estamos interessados em procurar as possibilidades que o corpo oferece e como fazer com que surjam essas possibilidades.
Vamos estudar diferentes maneiras de transportar o parceiro (portés), dar peso, encontrar o eixo comum, contrapeso, equilíbrio, mover-se juntos no espaço, usando uns aos outros...Trabalharemos no desenvolvimento da capacidade de confiar no outro, além de assumir riscos.
Vamos aprender sequências de movimentos em pares de trabalhos anteriores ("repertório"), bem como criar e compor sequências baseadas no trabalho do parceiro através de tarefas físicas concretas.
A oficina é destinada a bailarinos profissionais, estudantes de dança e pessoas interessadas em desenvolver mais conhecimentos sobre o movimento.