PARAUAPEBAS, PA

04 a 06 DE OUTUBRO


Luciana Ponso

VIDEODANÇA: TRÂNSITOS INQUIETOS ENTRE A DANÇA E A TELA

O curso será constituído de aulas práticas e teóricas, com a  criação de uma obra de dança e vídeo como trabalho final. Vamos identificar através de obras audiovisuais, videográficas e digitais, lugares onde a dança pode se reinventar. Vamos criar estudos videográficos passando pelas etapas de elaboração de um videodança como criação, produção, elaboração de roteiro, edição e exibição. Vamos priorizar as interseções entre as linguagens de dança e vídeo como as questões de tempo, espaço, forma e fluxo observando as possibilidades de enquadramento, planos, composição de quadros e movimentos de câmera.

Se o cinema e a dança são artes do movimento, como dar início a um pensamento onde as duas linguagens caminhem juntas para a criação de uma obra, no caso um videodança? De que maneira se transpõe para a tela um pensamento coreográfico?  A câmera pode ser coreografada, pode dançar também? Essas e outras questões relacionadas ao tema “corpo-câmera” são o ponto de partida para a oficina, que tem como objetivo principal experimentar a troca entre vídeo e dança através de exercícios práticos corporais com câmera.

A oficina é direcionada a bailarinos, performers, coreógrafos, fotógrafos, videomakers e artistas interessados no corpo e no movimento. Equipamento recomendado: câmeras, celulares, laptop com programas de edição (não obrigatório)

Luciana Ponso é professora, bailarina e desde 2003 desenvolve uma interface entre o vídeo e a dança. É doutora pelo Programa de Pós Graduação em Cinema e Vídeo UFF, mestre no Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes na UFF-RJ e graduada pela Faculdade de Dança Angel Vianna. Junto ao Espaço Café Cultural e a Cavídeo, idealizou a Mostra Move de Videodança que conta com inúmeros programas relacionados com a dança e sua representação nas artes visuais. Estudou videodança com Willi Dorner (Áustria), Silvina Szperling (Argentina), Zaven Pare (França), Lis Aggiss, Billy Cowie (Inglaterra), Tomas Aragay e Sofia Asencio (Espanha). Coordenou por dois anos o Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro (CDPD-RJ) e desenvolveu o trabalho de digitalização do acervo pessoal de Angel Vianna. Trabalha como colaboradora no Projeto Dança em Foco e ministra aulas de dança e videodança em diversas cidades do Brasil e América Latina. Trabalhou como pesquisadora na área de Dança e Novas Mídias na exposição RioDança no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Foi selecionada pelo Circuito de Videodança do Mercosul para realizar uma residência artística no Rio de Janeiro, Montevideo e Buenos Aires. Dirigiu os videodanças Quando aprendeu a pular..., Acidente ao vento, Duas,Uma; o documentário Plural: Processo de criação; e o videoclipe Pra ganhar o céu. Em 2014, junto ao Grupo Tápias participou da residência Rencontre Essone Danse na França realizando o vídeo para cena Abundância #4 e o documentário Abundância, processo de criação. Seus filmes já fizeram parte de festivais como Dança em Foco, Cinema com Farinha, Curta Cinema (Rio de Janeiro/Brazil), VideodanzaBa Festival (Buenos Aires/ Argentina), FIVU (Montevideo/Uruguay), Agite Y Sirva (Puebla/Mexico), Tanec Praha (Czech Republic), Platform Berlin Surreal (Portugal), e ReelDance International Dance on Screen Festival (Australia). Foi bailarina do Grupo Tápias, Ballet Eliana Karin, Pulsar Cia de Dança, Atelier Coreográfico Cia de Dança (sob direção de Regina Miranda) e Cambridge Contemporary Dance (Inglaterra). Hoje colabora nas ações do Espaço Tápias como Dança em Trânsito e Grupo Tápias.