CANAÃ DOS CARAJÁS, PA
04 a 06 DE OUTUBRO
Guilherme Gomes e Helena Heyzer
ANDEJO
Na residência “Andejo” vamos dar um mergulho na engenharia e construções de partituras para a criação de um espetáculo. Uma investigação sobre processos de criação onde o humor, a coletividade e a relação direta com os espectadores são palavras chaves que alicerçam essas estruturas afetivas.
Utilizando-se das ferramentas da dança contemporânea com as técnicas acrobáticas do circo, a residência trabalhará a coletividade e a compreensão dos limites do corpo individual e coletivo em sociedade a partir da exploração da relação entre os corpos. Um mergulho que toma fôlego nas dinâmicas coletivas, no trabalho colaborativo e no cuidado com o outro. É um convite a uma exploração corporal aos territórios de conhecimento e reconhecimento de si.
—
A dupla formou-se em setembro de 2021 a partir do desejo de criar uma linguagem própria dentro do universo do circo, especificamente do duo acrobático, acreditando na potência da mescla de linguagens das acrobacias com as ferramentas corporais oferecidas pela dança.
Como resultado de suas primeiras experimentações, a dupla criou a cena Em Boa Companhia, que estreou em abril de 2022 no festival O Salto (MG). Desde então vem aprofundando sua pesquisa e buscando meios para dar continuidade ao seu trabalho.