Rio de Janeiro, RJ
Renato Vieira Cia de Dança
MAL DITOS (20 MIN)
10/11 (Rio de Janeiro, RJ)
16/11 (Goiânia, GO)
18/11 (Brasília, DF)
O Espetáculo Mal Ditos, dá continuidade à proposta de buscar na literatura temas e provocações que foram desenvolvidos em uma pesquisa coreográfica. Baseado no “Movimento dos Poetas Malditosos”, o espetáculo se mistura com a experiência vivida pelo coreógrafo Renato Vieira na época da Ditadura em 1964 e em seguida os anos lisérgicos como válvula de escape.
O cruzamento entre literatura e Dança é uma profunda busca “obsessiva” em traçar paralelos entre a poética da vida e corpo. A realidade e a subjetividade das questões interpõem-se através da interação entre os corpos e o espaço cênico.
Nesse lugar coexistem pontos fixos e móveis que circulam tensões e intensidade.
O olhar do público faz a sua escolha transformando-se em coautor desta obra.
Classificação: Livre.
Ficha Técnica
Direção e coreografia: Renato Vieira com colaboração coreográfica dos bailarinos
Bailarinos: Felipe Padilha e Hugo Lopes
Iluminação: Bingo Schaefer
Assistência: Denise Mendes
Figurinos: Renato Vieira
Trilha: Renato Vieira
Vídeo maker: Tatyana Paiva
Renato Vieira iniciou sua carreira artística no Ballet Dalal Achcar. Em seus mais de 40 anos de carreira artística coreografou, a convite para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet da Cidade de São Paulo, Ballet da Cidade de Niterói, Ballet do Teatro Guaíra, Ballet do Théâtre Du Plaven (Alemanha), PDC (Tóquio) e companhias independentes. Sua história com musicais reúne mais de trinta espetáculos, destacando sua parceria com o diretor Gustavo Gasparani, Charles Moeller e Claudio Botelho, Pedro Brício, Claudio Tovar, Sergio Britto, entre outros.
Coreógrafo de programas de TV como: Fama, Criança Esperança, além de Júri Técnico, há 15 anos, da Dança dos Famosos (Faustão / Rede Globo). Curador, diretor artístico e jurado de diversos festivais e Mostras de Dança pelo Brasil. Fundou o grupo Vacilou Dançou ao lado de Carlota Portella. Assinou a coreografia de Abertura dos Jogos Pan Americanos, foi, durante dez anos, o coreógrafo da Comissão de Frente da Escola de Samba Grande Rio e em 2018 assinou a Comissão de Frente da Unidos da Tijuca.