WhatsApp Image 2021-09-08 at 23.56.17.jpeg

MANGARATIBA, RJ

Grupo Quilombo Arte Filhos da Marambaia

(20 MIN)

06/11 (Mangaratiba, RJ)

Criado em 2005 em parceria com os "Griots" da comunidade, que contavam histórias através do canto, teatro e dança, como samba de roda, jongo, capoeira, maculelê, entre outros ritmos, cantos e contos muitas vezes sem um nome específico. Com essa ação os jovens da comunidade tinham escolhido seu lazer e para os ensaios os quintais e praias do Quilombo. O grupo começou a se formar com o intuito de resgatar as artes tradicionais da comunidade Quilombola da Ilha da Marambaia e com isso dar aos jovens a oportunidade de conhecer e se aproximar do que para eles era "velho". Para nós, o "jeito dos mais velhos", nos ensina a contar nossa história cantando e encenando nossas alegrias e tristezas.

Classificação: Livre.

Ficha Técnica - Representantes do Grupo Arte Filhos da Marambaia participantes do Dança em Trânsito:
Coreografia: Júlia Santana, Aghata Santana, Maria Guerra, Vitória Machado, Rita Oscar, Natila Reis, Débora Quintanilha, Barbara Guerra, Gabriel Reis, Denilson de Lima, Vanderson Cardoso, Erickison Juvenal
Percussão: Rafael Guerra, Ananias Barbosa, Cezar luang Guerra, Jorge Ricardo,
Vocal: Barbara Guerra, Rita Oscar, Maria Guerra
Coordenação: Bárbara Guerra, Jaqueline Alves, Angélica de Lima, Rita Oscar,


O Grupo Quilombo Arte Filhos da Marambaia mantém produz e apresenta sua cultura e história quilombola para comemorações na comunidade, apresentações e oficinas dentro e fora do município de Mangaratiba, onde fica o Quilombo da Ilha da Marambaia. Dividido em núcleos como teatro de Quilombo, jongueiros, artesãos, contadores de história, dança Afro e afro brasileira, dentre outros, o coletivo hoje reúne 38 integrantes, sendo a mais sábia de 81 anos e a mais aprendiz de 2.