Paris, França

Data: 14 de setembro
Horário:
11h-12h30
Local:
Le carreau du Temple
Com Renato Vieira, Felipe Padilha e Hugo Lopes

Público-alvo:
bailarinos, professores de dança e coreógrafos

OFICINAS PONTUAIS

Criação, composição e pesquisa coreográfica

Este workshop é dividido em duas partes. Composto de uma breve introdução teórica, passando por um aquecimento corporal com base em dança contemporânea e outras modalidades (clássico, jazz, moderno), finalizando com exercícios práticos de criação e análise dos resultados. As questões cênicas que surjam durante o processo criativo serão aproveitadas para aprofundar uma reflexão em grupo sobre criação. Além do caráter expressivo inerente ao fazer artístico, é necessário enfatizar o lado comunicativo da dança-linguagem. Ela também funciona como processo formador, conscientizador e comunicador.

Objetivos:

Potencializar a criatividade e fomentar o desejo de criação artística.

Apoiar os profissionais na construção de pontes entre técnica e habilidades de composição.

Proporcionar um conhecimento que permita identificar diferentes gêneros de composição.

Expandir e ampliar as possibilidades expressivas pertinentes aos elementos de um projeto artístico.

Desenvolver e ampliar a sensibilidade dos participantes, onde formas e enfoques variados se inserem como no cotidiano atual.

Investigar, reeducar e aumentar a motricidade através da dança e principalmente para dança, com uma abordagem em que se somam práticas corporais convergentes.

Abordar técnicas de view point.

Buscar o alinhamento do corpo e a compreensão da experiência do dançar como uma vivência dinâmica onde novas formas de mover, compor, potencializar e estimular a criatividade poderão ser encontradas.

Criação:

Na segunda parte, apoiando-se em técnicas da dança contemporânea e demais modalidades, a proposta é baseada na idéia de que o corpo que dança é energia em constante movimento. Através de exercícios em seqüências simples e orgânicas, a meta será atingir uma melhor organização mental e física, aprimorando condicionamento e desenvolvendo flexibilidade e força, além do entendimento espacial nos diversos planos.

Temas:

Improvisação e Composição.

Visualização e Reposição do Corpo na Dança.

Diferentes dinâmicas do movimento e qualidade da movimentação (fragmentação, continuidade, dimensionamentos e redimensionamentos, trabalho em diferentes planos).

Espacialidade.

Interpretação. A compreensão do ser humano como unidade e fluxos energéticos.

Exercícios de criação a partir de uma célula coreográfica, por meio das técnicas ensinadas.