

Manutenção para profissionais de dança e artes cênicas
Inscrições Abertas | Vagas limitadas
Toda sexta-feira, 13h30 às 15h.
A cada mês diferentes professores nacionais e internacionais convidados.
Aulas online de mentoria em dança contemporânea
Aprofundamento profissional para professores convidados de cidades distantes das metrópoles:
Alto Bela Vista (SC), Capivari de Baixo (SC), Entre Rios do Sul (RS), Minaçu (GO).
A partir de 12 de julho | Inscrições abertas
Novas turmas de dança contemporânea para jovens de cidades distantes dos centros urbanos.
Aulas gratuitas em formato online e presencial, para moradores de Alto Bela Vista (SC), Capivari de Baixo e outros municípios da Região de AMUREL (SC), Entre Rios do Sul (RS) e Minaçu (GO).
Manutenção para profissionais de dança e artes cênicas
Gratuito | Toda sexta-feira de 13:30h às 15h
A cada mês diferentes professores convidados.
Para participar envie um breve currículo, de até três linhas, para o e-mail online@espacotapias.com.br.
As aulas semanais de dança contemporânea iniciaram dia 04 de junho ministradas pela coreógrafa Flávia Tápias a partir do Método Tápias - criado há 40 anos pela curadora e diretora artística do Dança em Trânsito, Giselle Tápias.
A cada mês diferentes professores serão convidados.
Com duração de 1h30m, alguns encontros serão transmitidos pelo canal do YouTube do Dança em Trânsito/Espaço Tápias.
OUTUBRO
AULAS GRATUITAS ONLINE de manutenção para profissionais de dança e artes cênicas.
ANAVITÓRIA
01 | OUTUBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Aula do Papel
O acontecimento aula do papel criado pela bailarina e Mestra da dança contemporânea Angel Vianna (1928-) desde o ano de 2002 é mais uma mostra de como o advento da arte contemporânea se revela cada vez mais inesgotável e surpreendente.
Esta grande artista e pioneira da Dança Contemporânea no Brasil vem desde os anos de 1950 mobilizando o universo da dança e sobretudo investindo na sua educação e construindo uma consciência crítica e reflexiva sobre a arte e sua pedagogia.
Neste encontro os Jogos corporais e a conscientização do corpo sensível é ativada em sua multisensorialidade a fim de se chegar a um corpo presente e vibrátil, aonde tônus muscular e afetivo sejam convocados para se criar novos estados de presença do performer-bailarino-intérprete.
A coreógrafa e bailarina Ana Vitória parceira de arte-vida de Angel Vianna trás aqui um legado repassado e atravessado por sua experiência performativa que se deram em aulas, workshops, inúmeros projetos artísticos pedagógicos e sobretudo ao performarem juntas em cena.
CAMILA FERSI
08 | OUTUBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Oficina de Improvisação
Aula de compartilhamento de táticas sobre produção de danças e dramaturgias através da Improvisação e sua relação com os dispositivos tecnológicos. Esta aula está inserida no contexto pandêmico mundial e portanto, lida com as condições de cada participante estar em um lugar e de serem mediados por suas câmeras, como condição dramatúrgica ou performativa.
A aula acontece através de breve conversa sobre roteiros de improvisação e parte para a experimentação e criação de roteiro instantâneo que será dançado/performado por todos.
Camila Fersi é artista da cena, pesquisadora das dramaturgias contemporâneas e professora de dança. Mineira, residente no Rio há 18 anos, já atuou, como bailarina e assistente de direção, com diversos diretores/coreógrafos. É artista residente do Centro Coreográfico do Rio; curadora da Mostra 69 e da Monstra. Seu projeto mais recente é o Campo Aberto, encontro de Improvisação e Composição, ação contínua durante o período pandêmico, que mobiliza artistas e não artistas na produção de dramaturgias sociais e artísticas.
STEPHANIE THIERSCH
15 | OUTUBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Para o encontro virtual com profissionais, Stephanie está propondo uma aula de pesquisa e composição voltada para uma reflexão sobre o corpo e a imagem. Composições baseadas em visuais do cotidiano, nas representações de corpos em ambientes urbanos, como através da publicidade. Os alunos estarão lidando com Tableaux Vivants como uma forma de arte coreográfica.
A diretora e coreógrafa Stephanie Thiersch vê seu trabalho coreográfico em um contexto mais amplo de pesquisa de movimento interdisciplinar, que inicialmente incorpora novas mídias e artes visuais, e atualmente principalmente música no pensamento coreográfico. Os dançarinos de sua companhia diferem explicitamente em origem e estilo de dança e são relativamente livres interpretando as partituras de Thierschs muitas vezes visuais. A música e sua relação com o movimento desempenham um papel fundamental na criação de suas peças. Ela, portanto, entra em alianças artísticas intensas com compositores e músicos (Brigitta Muntendorf, Asasello Quartet, Les Siècles Orchestra ou DJ Elephant Power, Dodo NKishi) e cria a linguagem coreográfica com ideias específicas para palco, figurino e iluminação. O estilo consistentemente híbrido das peças é bem representado em turnês ao redor do mundo (América do Sul, Leste Asiático, Japão, África, Europa), na Alemanha regularmente em, por exemplo, tanzhaus nrw, Tanz im August Berlin ou em Théatre de Nimes na França.
CAROLYNA AGUIAR
22 | OUTUBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Preparando o corpo para a performance e despreparando-se para estar presente.
Trabalhando potência e entrega.
Começamos com uma série simples de exercícios para liberar as articulações.
Série do butô:
Ligando céu e terra, a marionete. água na bacia, ar no peito, éter na cabeça, coluna, força vigorosa, irradia calor por todo corpo. o oito da coluna até os dedos dos pés. Condensando a força no centro do corpo. O uso dessa força para se recuperar e curar.
Caminhada zen:
Alinhando a respiração com o movimento, improvisando a partir do ar que sai e é liberto para além de nós e do espaço que entra nos pulmões e se espalha por todo nosso ser. pausas da respiração e equilibrio.
Improviso com música:
A dança que surge na relação entre o centro da terra e todo o cosmo a nossa volta.
Carolyna Aguiar
Atriz, bailarina, preparadora corporal, performer e produtora cultural. Formada na Escola e Faculdade Angel Vianna de Dança Contemporânea, em várias modalidades de Hatha Yoga e recém formada na Estar, Escola da Técnica Alexander do Rio de Janeiro. Atua no teatro e na televisão desde 1988. Foi dirigida por grandes nomes, como Sérgio Britto, Domingos de Oliveira, Paulo José, Mauro Rasi, Luiz Arthur Nunes, Eduardo Wotzik…Foi conselheira e professora de expressão corporal por 10 anos da Associação Revivarte, que levava o ensino de arte, pedagogia e psicologia, para adolescentes do ensino médio público do Rio de Janeiro, de 2000 a 2010.
ESTHER WEITZMAN
29 | OUTUBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Dança e Criação
Esther Weitzman é coreógrafa, professora, bailarina e preparadora corporal. Criou a sua Companhia de Dança em 1999, firmando-se como coreógrafa no cenário da dança brasileira com vários prêmios e indicações recebidas.
Especialista em Arte e Filosofia (PUC/RJ, 2006), formada em dança pela Escola Angel Vianna. Suas últimas criações foram As Histórias Que Inventamos Sobre Nós/Dançar (não) é preciso/Jogo de Damas e O tempo do meio.
Fundou, em 1992 ,o famoso Studio Casa de Pedra - Centro de Educação e Arte do Movimento, sede da sua Companhia de Dança.
Integra o corpo docente do Curso de dança da Faculdade Angel Vianna.
SETEMBRO
Neste mês as AULAS GRATUITAS ONLINE de manutenção para profissionais de dança e artes cênica abordarão a linguagem da companhia residente do Dança em Trânsito, o Grupo Tápias.
Ministradas por Flávia Tápias (RJ, Brasil) a cada semana uma aula diferente com conteúdo do repertório.
03 | SETEMBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Solo
Parte do Projeto 5 Coreógrafos e um corpo.
Coreografia de Rami Levi (Israel)
10 | SETEMBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Sudeste / Plural
Coreografia Giselle Tápias e Flávia Tápias
17 | SETEMBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Sei coisas lindas de ti
Coreografia Flávia Tápias
24 | SETEMBRO
SEXTA de 13:30h às 15h
Café não é só uma xícara
Coreografia Flávia Tápias
AGOSTO
CHRISTIAN MOYANO
06 e 13 | AGOSTO
Sexta-feira de 13:30h às 15h
Movimento Contemporâneo
Um convite para trabalhar o corpo potencial.
Um corpo em diálogo entre o impulso e a criatividade reflexiva. Mova-nos, mova-se.
Graduado na Escola Nacional de Dança SODRE, no Uruguai, Moyano é bailarino e coreógrafo há dez anos, tendo dançado clássicos como Giselle e Lago dos Cisnes, com a SODRE National Ballet, dirigida por Julio Bocca, além de espetáculos contemporâneos em companhias como a Cia de Dança Martin Inthamoussu.
ALEX NEORAL
20 | AGOSTO
Sexta-feira de 13:30h às 15h
A aula tem como base de trabalho os movimentos, métodos de composição, sensações e vivências que serviram como impulsos criativos para as obras da FOCUS CIA DE DANÇA, coreografadas por Alex Neoral. Mesclando uma preparação técnica forte, que mistura princípios da técnica clássica com abordagens de um corpo contemporâneo, a aula também transita em frases de solo, sequências coreográficas. Esse trabalho possibilita que o aluno experiencie dinâmicas e sensações distintas de movimentos, encontrando afinidades e desafiando suas dificuldades.
Alex Neoral iniciou seus estudos em dança em 1994. Fez parte de companhias cariocas como Cia de Dança Deborah Colker, Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou. Em 2000, fundou a Focus Cia de Dança, atualmente uma das mais atuantes do Brasil, tendo se apresentado em mais de 90 cidades brasileiras, assim como em mais de uma dezena de países, como Alemanha, Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Colômbia. Como professor de dança contemporânea, ministrou aulas em Washington DC, Canadá e na Itália, além de vários workshops pelo Brasil. Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos, destacando a remontagem de Pathways para o CityDance Ensemble de Washington DC, peças inéditas para Teatro Bolshoi no Brasil, Cia Nós da Dança e São Paulo Cia de Dança, além de musicais e peças teatrais. É coreógrafo da comissão de frente da Unidos da Viradouro há 12 anos. Em 2016, sua cia foi agraciada com a Comenda Ordem do Mérito Cultural, o prêmio mais importante do Ministério da Cultura.
MÁRIO NASCIMENTO
27 | AGOSTO
Sexta-feira de 13:30h às 15h
A aula consiste no trabalho que visa abrir os canais para criação.
A partir da linguagem e técnica de Mário Nascimento, fazendo trabalhos no solo, exploração de planos e alturas, expansão e células de movimentos.
Em seus 30 anos de carreira como Bailarino, Professor e acima de tudo Criador, Mário Nascimento construiu uma assinatura própria, um jeito de fazer dança, ou melhor, de construir a sua dança. Sua trajetória tem como bases técnicas a Dança Moderna e clássica, Artes Marciais, Atletismo, Música (percussão) e técnicas de Dança Contemporânea. Desde 2020 é diretor artístico do Corpo de Dança do Amazonas.
JULHO
FLÁVIA TÁPIAS
02 | JULHO
Sexta-feira de 13:30h às 15h
ROSA ANTUÑA
09 e 16 | JULHO
Sexta-feira de 13:30h às 15h
MARIE URVOY
23 | JULHO
Sexta-feira de 13:30h às 15h
CLARA DA COSTA
30 | JULHO
Sexta-feira de 13:30h às 15h
FLÁVIA TÁPIAS (RJ, Brasil)
Coreógrafa, intérprete, diretora de movimento e professora de dança contemporânea graduada pela Faculdade Angel Vianna no Brasil.
É integrante do Grupo Tápias desde 1998, no qual atua hoje como Diretora. Fundou o Grupo Tápias.France em 2012 em Paris, cidade que a acolheu em diversas residências artísticas e onde coproduziu os últimos trabalhos da companhia por diferentes instituições culturais especialmente do Les Bords de Scènes.
Diretora artística do Festival Tápias, diretora e curadora junto à Giselle Tápias dos festivais internacionais de dança contemporânea Dança em Trânsito e Correios em Movimento, realizados no Brasil.
Atua como professora de técnica de dança contemporânea/Método Tápias e composição coreográfica em diversos festivais e mostras internacionais. Nestes últimos anos se apresentou em Portugal, França, Itália, Bélgica, República Tcheca, EUA, Coreia do Sul, etc.
Atou como diretora de movimento e coreógrafa em diversos eventos corporativos tais como: Rock in Rio, 201; Vet in RIO, 2019; Moda em Movimento, 2018; Verão no Rio ZOO, 2018; Prêmio Brasil Olímpico, 2017; Engie Innovation WEEK, 2018; Skol Summer ON, 2016; dentre muitos outros.
Método Tápias/Dança Contemporânea
Além do trabalho corporal, o Método Tápias também transforma o aluno, estimulando seu próprio potencial criativo com conteúdo, prática, pesquisa e formação de ideias.
O MOVIMENTO e sua percepção, dinâmica, musicalidade e transformação.
Considerando que “O homem existe no próprio corpo”*, pode-se tomar diversas interpretações. Exploraremos, nos nossos workshops, a interpretação que cada indivíduo faz do próprio corpo (percepção) às interpretações a serviço das quais o coloca.
*José Gil
Objetivo Geral: aprofundar o trabalho de preparação do intérprete para os diversos desdobramentos da dança contemporânea.
ROSA ANTUÑA (MG, Brasil)
Diretora, coreógrafa, bailarina e professora de dança. Ministra os workshops "Mulheres que Dançam como Lobas", "Dança da Alma", "Dança Contemporânea", entre outros. Criou a "Trilogia do Feminino", três solos de dança e teatro que abordam o universo da mulher.
Atualmente dirige seu Núcleo de Criação, divide a direção da Cia MN com Mário Nascimento e cursa Artes Plásticas na Escola Guignard (UEMG). Seus mais recentes trabalhos são vídeo-danças e curta metragens de dança, realizados durante o isolamento social. Está em processo de criação (modo remoto) do espetáculo "Rios Voadores" para o Corpo de Dança do Amazonas (AM) e do solo "Ninho", para a bailarina Liu Moreira, de Palmas (TO). É idealizadora e curadora da 1a Mostra e Seminário A Arte da Coreografia, realizada online durante a pandemia.
www.rosaantuna.com.br | Instagram: @rosaantuna
Aulas de Dança Contemporânea e manutenção física para bailarinos profissionais
Com este trabalho procura alongar e tonificar o corpo do bailarino pensando em sua cadeia muscular. Além disso, explora a maleabilidade da coluna e também mudanças de plano e de velocidade, assim como a alternância entre suspenção e peso. O objetivo da aula é manter o bailarino motivado e com o corpo em estado de alerta e presença, pronto para dançar.
Começou a ministrar aulas online em março de 2020 no início da pandemia, a princípio no Facebook e Instagram, e em seguida no Zoom, o qual adotou como plataforma para ministrar todos os seus cursos e workshops.
Plano de aula:
CHÃO: auto-massagem, respiração, meditação e visualização criativa, alongamento, exercícios de realinhamento e tonificação muscular, sequências e movimento no chão que trabalham as articulações do quadril e também a coluna, abdominais
PLANO MÉDIO: exercícios que trabalham alongamento e força
PLANO ALTO: trabalho de meia-ponta, mobilização da coluna, estabilização da base e transferência de peso, articulações dos braços
Após toda essa preparação inicial faz uma sequência de movimento e começa a trazer propostas de improvisação a partir dessa sequência, buscando variar o tempo, os planos, a velocidade do movimento. Além disso, o bailarino ainda é estimulado a encontrar outras qualidades corporais a partir da consciência e da variação do seu tônus muscular e da suas articulações. Ao final, breve momento de respiração e silêncio.
MARIE URVOY (Lyon, França)
Francesa, vive em Nantes. Formou-se no CNSMD em Lyon e depois trabalhou com diferentes companhias como a Compagnie Linga (K. Gdaniec e M. Cantalupo), Arcosm (T. Guerry, C. Rocailleux), Sylvain Groud, Samuel Mathieu.
Atualmente trabalha com as companhias Grupo Tápias (Flávia Tapias), Als (Cecile Laloy), Lo (Rosine Nadjar), Contrepoint (Yan Raballand) e Strate (Harris Gkekas).
CLARA DA COSTA (RJ, Brasil)
Bailarina, coreógrafa e educadora.
Graduada em Major Performance na SEAD, em Salzburg, Áustria, também estudou na Tisch School of the Arts – NYU, EUA. Ministrou Workshop para Cirque de Soleil em Salzburg, Áustria. Participou de projetos e performances com os coreógrafos internacionais. Seus principais trabalhos autorais em dança contemporânea são: “synergy"(RJ), "p r e SENTE"(RJ), “Experimental Colorful Genies Flying on Butterflies“(AT), ”Lil´C” (NY), “Rush” (PR).
No Teatro Musical atua como coreógrafa, preparadora corporal e diretora de movimento. Desde 2003, facilita o workshop Corpo Único (dança contemporânea e improvisação) no Brasil e Europa. Além de aulas regulares de dança e consciência corporal. Atualmente é parte integrante do Grupo Tápias e se prepara para coreografar “ Escola do Rock “ e “cazuza".
CORPO ÚNICO
Para todos os corpos interessados na experiência do mover brincante.
Visa o despertar da potência do corpo inteligente, pensante e único para a sua máxima potencialidade, explorando novas possibilidades e permitindo a descoberta de diferentes formas de movimentação. Através de exercícios guiados de improvisação explora também a confiança do corpo em suas habilidades de adaptação permitindo-o se movimentar de forma orgânica, intuitiva, segura e saborosa.
Aulas com Criação
A partir de 12 de julho | Centros de Cultura
Aulas de dança contemporânea em formato online e presencial de 1h de duração
O Dança em Trânsito abrirá três novas turmas de dança em centros de cultura de Alto Bela Vista (RS), Capivari de Baixo (SC) e Entre Rios do Sul (SC). Os encontros serão de julho a outubro, ministrados por Chayana Brunetto, Matheus Pipoka e Giliane dos Santos, com mentoria e acompanhamento de Flávia Tápias.
Para participar faça sua inscrição online aqui via formulário ou presencialmente nos centros de cultura de sua cidade.
Ao final de todo o período, o Dança em Trânsito oferecerá aos alunos uma oficina de criação de um espetáculo inédito para ser apresentado dentro da programação do festival, ao lado dos artistas profissionais nacionais ou internacionais convidados da edição, que passarem por essas cidades de outubro a dezembro de 2021.
Alto Bela Vista (SC)
TErças de 18:30 às 19:30 - presencial
Sextas de 18:30 às 19:30 - online
Oficina de criação com Giliane Santos
Mentoria e acompanhamento Flávia Tápias
Capivari de Baixo / Região de Laguna AMUREL (SC)
Quintas de 18:30 às 20:30 - presencial
Oficina de criação com Matheus Pipoka
Mentoria e acompanhamento Flávia Tápias
Entre Rios do Sul (RS)
QuINTAS-FEIRAS de 9:00 às 11:00 - PRESENCIAL
Oficina de criação com Chayana Brunetto
Mentoria e acompanhamento Flávia Tápias
Minaçu (GO)
TERÇAS e QuINtas de 17:30 às 18:30 - online
Oficina de criação com Ângela Cristina (Tina)
Mentoria e acompanhamento Flávia Tápias
Extensão do Dança em Trânsito
Intervenção Dançada no Museu MAR | Grupo Tápias
Sábado, 31 de julho
Na intervenção dançada dentro da exposição Imagens que não se confrontam do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), Flávia Tápias explora a relação entre dois: entre a dança e o espaço; entre as obras e os artistas; entre a história e os movimentos.
A coreografia procura dentro das obras inusitadas apropriar-se delas como um desejo de ligação. Um diálogo vai sendo criado contextualizando os movimentos e trazendo à tona personagens, imagens, histórias, colocando o público em um mergulho poético: tudo que é humano ressona de formas diferentes em cada um, a vida sendo gestos em movimento.
Reserve seu lugar na sessão de: 13h | 15h | 17h
Museu de Arte do Rio MAR
(21) 3031-2741. Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240.
Como chegar.