GRUPO TÁPIAS
Rio de Janeiro/RJ, Brasil • Paris, França
CAFÉ NÃO É SÓ UMA XÍCARA | 40min
Esse será um espetáculo de dança contemporânea inspirado na obra fotográfica de Sebastião Salgado. Muitos encontros são permeados pela presença do café.
Café é vício, é encontro, é intervalo, é negócio, é mimo, é familiar, é cheiro. Dentro de todas as possibilidades do corpo de resgatar os registros do fotógrafo brasileiro Sebastião Ribeiro Salgado, a coreógrafa vai colocar em cena um trabalho que brinca esteticamente com o instante eternizado pela pesquisa que será realizada entorno da fotografia, esse será um trabalho sensorial.
A ideia é que o público entre e já sinta o cheiro do café.
Café não é só uma xícara. Um café é plantio, colheita, moagem, cheiro bom pela casa quentinha da memória. Assim como um búzio sozinho não é o mar. Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante, eu sempre perguntei, diria o poeta popular. A sorte não zomba deles, mas se põe desconfiada a escovar os cabelos, atenta ao menor movimento de suas duas partes divisíveis e encrenqueiras, ainda que gêmeas.
Tive sorte, sorte a sua, por sorte, de toda sorte, eu faço a minha sorte, hoje estou sem sorte. Sorte, sorte na vida, sorte nas mãos, na borra de café.
Um exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade – sem, no entanto, subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade. A borra do café inspira Flávia Tápias na leitura de movimentos novos, frescos como hortaliças apanhadas ao pé do orvalho.
Classificação: LIVRE
Créditos:
Direção Artística e Coreografia: Flávia Tápias
Elenco Principal: Flávia Tápias (Brasil), Jeremy Kouyoumdijan (França), Francesca Ziviani (Itália), Romual Kabore (Burquina Faso/França), Marie Urvoy (França).
Ensaiadora: Renata Versiani
Criação de Luz: Paulo César Medeiros
Sonoplastia: Marcio Schwartz
Criação e Confecção do Figurino: Luiza Marcier
Operação de Som: Letícia Andrade
Operação de Luz: Louis Radavelli
Assessoria de Imprensa: Leila Grimming
Programação Visual: TRUQUE
Registro Fotográfico e de Vídeo: TRUQUE
Contador: Afonso Fores
Apoio: Studio Betina Guelmann, Micadanse e CND/Paris
CREME DO CÉU | 50 min
A queda acidental de uma estrela na Terra é o ponto de partida de Creme do Céu. Criado originalmente em 2017, na França, pelo Grupo Tápias, o espetáculo infantil reúne dança, teatro e vIdeoarte e teve uma nova versão brasileira, em 2019.
O texto, escrito originalmente por Rosane Alves, conta as aventuras de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e precisa encontrar uma forma de voltar ao céu. Para isso, conta com a ajuda de um adolescente, uma astrônoma e sua aprendiz. Enquanto buscam alternativas para o retorno da estrela, os quatro explicam o que é o Sistema Solar e as características de seus planetas de forma lúdica e divertida.
Classificação: LIVRE
Créditos:
Direção artística: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Texto original: Rosane Alves
Adaptação de texto: Flávia Tápias, Giselle Tápias e Letícia Kaminski
Coreografias: Flávia Tápias e Giselle Tápias
Elenco:
Luciana Ponso (Estrela)
Guilherme Gomes (Menino)
Paula Braun (Astrônoma)
Renata Versiani (Aprendiz)
Colaboração Artística: Letícia Kaminski e Gaetan Jamard
Direção de Produção: Espaço Tápias
Produção Executiva: Sonia Reinstein
Criação de Vídeos: Eva Clouard
Criação e edição do vídeo de abertura: Márcio Schwartz
Criação de luz: Paulo César Medeiros
Criação dos Figurinos e Adereços: Espetacular Produções e Arte - Ney Madeira e Dani Vidal
Costura: Mara Mello
Adereços: Cláudia Taylor
Visagismo: Carolina Campanha
Programação Visual: Leticia Andrade
Realização: Espaço Tápias / Grupo Tápias
Coprodução: Les Bords de Scenes (Athis-Mons, Juvisy-sur-orge, Morangis) l DRAC – Paris, Dança em Trânsito - Brasil
Apoio:
Les Recollet /França
Rencontre Essonne Dans/França
Referência em Artes/ Brasil
Studio Betina Guelmann/Brasil
O Grupo Tápias é uma companhia de dança contemporânea com atuação no Brasil e no exterior, que conta com parcerias para a coprodução de alguns dos seus espetáculos, tanto no Brasil como na França. Como a coreógrafa Flávia Tápias foi artista residente no Les Bords de Scènes no ano de 2017, Creme do Céu é uma coprodução do Les Bords de Scènes com apoio do DRAC Paris e do Centro Les Récollets, que fez sua estreia nos dias 04 e 05 de março de 2017, na França, dentro da programação do Rencontres Essonne Danse.
*Companhia associada
A RELAÇÃO DO GRUPO TÁPIAS X DANÇA EM TRÂNSITO
O Grupo Tápias é a companhia de dança associada ao Espaço Tápias e todas as suas produções. Atua em uma parte do ano em Paris, França, e em outra parte do ano no Rio de Janeiro, Brasil.
Com direção artística de Flávia Tápias, o Grupo Tápias é composto por artistas estrangeiros e brasileiros.