RIO DE JANEIRO, RJ

Mão Coletivo

MÃO (50 MIN)

07/08 (Rio de Janeiro, RJ)

Translação da casa pela paisagem é uma intervenção urbana, que homenageia os operários que erguem lonas de circo, edifícios, pontes e casas. O trabalho revela ao público os encaixes de cada peça que compõe a estrutura/escultura. Enquanto os corpos dançam, porcas e parafusos são milimetricamente apertados, desafiando a construção. “Fazer é pensar”, diz o sociólogo estadunidense Richard Sennett. Para o autor de Juntos: Os rituais, os prazeres e a política da cooperação (2012), não há como dissociar pensamento, sentimento e ação, como no ofício do artesão. Sob as variantes operária, artística e lúdica, a obra ambiciona falar poeticamente acerca da cooperação, da força do trabalho coletivo e do comprometimento.

Classificação: LIVRE

Ficha técnica
Elenco: Adelly Costantini, Camila Moura, Carolina Cony, Daniel Elias, Daniel Poittevin e Fábio Freitas
Músico: Marcelo Callado
Direção: Renato Linhares
Direção técnica: Daniel Elias
Cenografia: Estúdio Chão/Adriano Carneiro de Mendonça e Antônio Pedro Coutinho
Desenho original da estrutura: Keller Veiga
Criação de trilha sonora: Ricardo Dias Gomes
Fotos: Renato Mangolin
Direção de produção: Camila Moura


Camila Moura iniciou sua trajetória artística em 1998, em Porto Alegre, com o grupo de teatro “OI NÓIS AQUI TRAVEIZ”. Em 2000, foi para o Rio de Janeiro fazer reciclagem na ESCOLA NACIONAL DE CIRCO, migrando para esta outra linguagem. Em 2008 formou-se na Faculdade de Dança ANGEL VIANNA, lugar onde começou a desenvolver sua própria linguagem que mescla princípios da dança contemporânea e Circo.

Renato Linhares nasceu em Porto Alegre, Brasil, em 1981. Encenador, coreógrafo e ator e dançarino, iniciou seus estudos em teatro em 1998, em Porto Alegre, com o grupo ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ. Em 2001 ingressa na INTRÉPIDA-TRUPE, companhia de novo circo, onde dirige o espetáculo METEGOL (2005). Em 2002 conhece Enrique Diaz e Mariana Lima, criam o COLETIVO IMPROVISO e as peças NÃO OLHE AGORA (2004) e OTRO(2010), apresentadas em países como França, Alemanha, Itália, Holanda e Japão.