RIO DE JANEIRO/RJ
Bruno Cezario
TRIZ (37 MIN)
16/07 – Curitiba/PR - Casa Hoffmann.
06/08 – Rio de Janeiro/RJ - CCBB, Centro cultural banco do brasil.
25/08 – São Luís /MA - ccv, centro cultural vale marnhão.
Em três peças distintas – FU, Caras Velas e Suppose, TRIZ busca uma reflexão sobre as formas de colonização, onde a territorialidade aparece no espaço geográfico, na linguagem da cultura global, na pressão econômica e na forma individual de existência de cada indivíduo.
Classificação:
Ficha Técnica
Direção, Concepção, Coreografia, Figurinos e Interpretação: Bruno Cezario.
Iluminação: Renato Vieira.
Trilha Sonora de ”FU“: Bruno Cezario.
Mixagem da Trilha Sonora de ”FU”: DJ NINO cArlo.
Edição e Mixagem da Trilha Sonora de “Caras Velas” e “Suppose”: DJ NINO cArlo.
Fotografias: Denise Mendes.
Direção de Produção: Bruno Cezario.
Bruno Cezario é considerado pela crítica especializada do Brasil e do exterior como um dos mais importantes bailarinos de sua geração.
Iniciou seus estudos em dança aos 12 anos de idade com aulas de jazz com Monica Alves e Katia Alves em Petrópolis. Estudou dança moderna com Renato Vieira e balé clássico com Vera Aragão e Tatiana Leskova no Rio de Janeiro.
Estreou profissionalmente aos 16 anos de idade em Romeu e Julieta, uma adaptação do original de Shakespeare concebida e dirigida por Sergio Britto e coreografada por Renato Vieira, passando assim a fazer parte de todas as criações da Renato Vieira Cia de Dança. Integrou paralelamente o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob as direções de Jean-Yves Lormeau e Dalal Achcar estreando nesse palco, aos 17 anos de idade, o L’après-midi d’un faune, de Nijisky, voltando a interpreta-la como Bailarino Convidado na ocasião de comemoração do aniversário de 100 anos da obra, em 2013, com remontagem de Tatiana Leskova.
Viveu em Genebra onde dançou com o Ballet du Grand Théâtre de Genève; em Estocolmo com o Cullberg Ballet; na França no Ballet de l’Opéra de Lyon; e em Madrid, onde recebeu de Nacho Duato o título de Primeiro Bailarino na Compañía Nacional de Danza.
Dançou peças coreográficas de mais de 40 coreógrafos internacionais e nacionais, dentre eles Andonis Foniadakis, William Forsythe, Jiří Kylián, Sasha Waltz, Márcia Haydée, Saburo Teshigawara, Lucinda Childs, Antonio Ruz, Rachid Ouramdane, Nacho Duato, Gilles Jobin, Maguy Marin, Philippe Decouflé, Natalia Makarova, George Balanchine, Mark Morris, Martha Graham, Matz Ek e Yves-Nöel Genod.
Voltando ao Rio de Janeiro em 2008, criou em parceria com Renato Vieira todas as obras da Renato Vieira Cia de Dança desde então, além de assinar figurinos, trilhas sonoras também para outras peças teatrais, atuando ainda como Diretor de Movimento.
Foi coreógrafo convidado da Cia de Ballet da Cidade de São José dos Campos e da Compañía Nacional de Danza (Costa Rica).
Criou também uma das peças que constituem o espetáculo Peh Quo Deux, da PeQuod / Companhia de Teatro de Animação, que tem direção geral de Miguel Vellinho e fez a Direção de Movimentos e Coreografias do show Rainha dos Raios de Alice Caymmi, dirigido por Paulo Borges.
Como Melhor Bailarino recebeu os prêmios: Você e a Dança 1999, Rio Dança 2000, e indicação ao Rio Dança 2001.
Como Ator, participou dos longas-metragens ENSAIO de Tania Lamarca, onde também assina a Coreografia e Direção de Movimento; EXILADOS DO VULCÃO e NOITE, ambos de Paula Gaitan. RIO MUMBAI de Pedro Sodré, SUÍTES PARA A DANÇA de Gustavo Gelmini, e no média-metragem CARDINAIS de Domingos de Alcântara. Dirige e atua em seu primeiro curta-metragem FLYINGFISH.
Recebeu o Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças 2016 pela coreografia que assinou para a peça Tãotão de Pedro Kosovski, com direção de Cacá Mourthé no teatro O Tablado.
Atualmente vive no Rio de Janeiro e continua com projetos no exterior.