Ateliê Escrita
sobre Dança
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Data: 03 a 07 de agosto (quarta a domingo).
Local: Teatro Prudential, na Glória, Rio de Janeiro.
Workshop Presencial.
Público-alvo: Estudantes de graduação de quaisquer disciplinas; profissionais de qualquer área, pós graduados ou amantes de arte, cultura e entretenimento.
Pré-requisito: disponibilidade para acompanhar todas as atividades da programação.
Bolsa-auxílio: Os participantes receberão ajuda de custo no valor de R$1.000.
Vagas limitadas. Certificado disponível para comprovação da oficina.
O Dança em Trânsito oferece uma oficina gratuita de construção de olhar e escrita sobre a dança como parte da “Vitrine Brasileira da Dança Contemporânea”.
As trocas orais e escritas estarão no centro desta pesquisa coletiva que se beneficia do cruzamento dos olhares da jornalista francesa Rosita Boisseau (Paris, FR) e da pesquisadora brasileira Ana Teixeira (São Paulo, BR).
Programação:
Os selecionados participarão do ateliê diariamente, de quarta a sábado, logo após assistirem aos espetáculos das 13h no Teatro Prudential, na Glória. Em seguida, assistirão ao segundo espetáculo às 17h. No domingo as apresentações outdoor começarão às 11h na Praça Mauá em frente ao Museu do Amanhã e continuarão com a segunda parte às 17h no Teatro Prudential, na Glória.
Sobre os encontros:
Assistir e escrever dança contemporânea. Seus dispositivos estéticos e políticos, seu tratamento dos corpos em relação a todas as diferentes abordagens artísticas. Formular e analisar os conteúdos em comum para então formalizar as imagens e questões levantadas sobre espetáculos centrados no corpo em movimento.
Os encontros serão orientados pelas facilitadoras convidadas pelo Dança em Trânsito: Rosita Boisseau e Ana Teixeira, com tradução do francês para o português.
Conheça as facilitadoras
Rosita Boisseau
Jornalista do Le Monde e Télérama e crítica de dança e circo. Publicou monografias sobre Régine Chopinot, Philippe Decouflé, José Montalvo e Dominique Hervieu, além do Panorama de la danse contemporaine (2006), Ballets (2010) publicado por Textuel, Danse et art contemporain (Scala, 2011), Photographing dance (Scala, 2013), Contemporary Dance (Scala, 2016), Contemporary Circus and Dancing Pina (Textual, 2018), Pina Bausch (Scala, 2019) e Dancing hip hop (Scala, 2021). Ela também coprojetou a exposição Segunda Pele, Habiller la danse (2005) e escreveu o filme L’Homme qui danse (2004).
Ana Teixeira
Artista, pesquisadora e professora universitária. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), doutoranda em Filosofia (PUC/SP). É professora e vice-coordenadora do curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP). Estuda e problematiza as relações entre corpo, poder, dança, instituição pública e branquitude, com ênfase nos séculos XVII, XVIII e XIX. É membra da Red Descentradxs: descentrar la Investigatión en danza, do grupo de pesquisa Michel Foucault (PUC-SP/CNPq) e lidera o grupo Sentidos do barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos (PUC-SP/CNPq).