Raquel Karro (Rio de Janeiro, RJ)
PENÉLOPE (45 min)
Penélope, a da Odisseia, é a que não deixa o de dentro sair para fora. Com exceção das lágrimas. Astuta, guarda muito bem o que guardado “deve” permanecer e desfia durante a noite o que teceu durante o dia. Para quê? Ulisses, seu marido, não voltou da guerra de Tróia e estima-se que esteja morto. Pressionada, deve escolher um novo marido entre os 108 pretendentes que passaram a habitar seu castelo. Penélope continua a esperar por Ulisses. Isolada em seu quarto, ela espera. Promete decidir-se sobre o novo matrimônio quando terminar de tecer uma mortalha para seu sogro Laertes, mas todas as noites desfaz o trabalho. Sua astúcia a protege, protege a espera.
“Penelopéia – uma palestra-dançada”, questiona os porquês de um dos retratos mais antigos da mulher na literatura ocidental ser associado ao “esperar”. A Odisseia de Homero era o ponto de partida para um espetáculo de teatro que nunca aconteceu e Raquel queria ser Penélope naquela montagem. A estrutura dramatúrgica se baseia em três perguntas, perguntas que nasceram uma de dentro da outra: “Por que Penélope?”, foi a primeira, “O que se espera de Penélope?”, foi a segunda, e com a terceira propõem uma inversão da equação: “E se esperássemos por Penélope, aquela que tanto esperou?”
O trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida pela atriz Raquel Karro, durante o programa de mestrado em Artes da Cena na UFRJ sob orientação de Eleonora Fabião, acerca de possíveis atravessamentos entre teatro e performance.
Ficha Técnica:
Performance, dramaturgia e concepção: Raquel Karro
Arquitetura da cena: Maria Palmeiro
Desenho de luz e técnicas de cena: Ricardo Vivian
Figurinos: Mel Akerman
Assistência de direção: Adassa Martins
Inter-locução artística: Renato Linhares
Projeto gráfico: Radiográfico
Fotografia e registro visual: Thaís Grechi
Registro do espetáculo em vídeo: Louise Botkay
Produção: Raquel Karro
Produção Executiva: Marina Gadelha
Produção durante a criação e primeira temporada: Quintal Produções
Inter-locução na pesquisa cênica: Eleonora Fabião, Caio Riscado, Felipe Ribeiro, Luisa Buarque, Patrick Pessoa, Adassa Martins, Luisa Espíndula, Thierry Tremouroux, Maria Palmeiro, Olívia Ferreira.
Apresentação:
28/09: Volta Redonda