RIO DE JANEIRO/RJ

Alex Pitt e Hélio Cavalckanti

Res,PIRA (41 MIN)

20/07 – Belo Horizonte/MG- No auditório do Memorial VALE.

Res,PIRA é um duo que mescla a corporeidade da Dança de Rua com a composição cênica da Dança Contemporânea, no qual as repetições instigam a fadiga e exaustão dos corpos dançantes. Inspirado pela falta de respiração no pulmão da população ocasionada pelo coronavírus, o duo busca promover uma reflexão, através dos textos e dos movimentos, sobre a própria vida.

Classificação: Livre.

Ficha Técnica
Coreógrafos: Alex Pitt e Hélio Cavalckanti.
Intérpretes: Alex Pitt e Hélio Cavalckanti.
Iluminador: Thiago Piquet. 
Produção: Piquet Cultural.


Alex Pitt é bailarino, coreógrafo, modelo, intérprete, pesquisador e formado em Danças Urbanas. Sua jornada começou em 2002, quando participava de batalhas, espetáculos de dança, festivais e workshops na cidade do Rio de Janeiro. Trabalha há mais de 12 anos para uma companhia francesa chamada CIE KAFIG, viajando por diversos países do mundo e paralelamente trabalhando no Brasil com grandes artistas como: Iza (2017 a 2020), Anitta (2019), Diogo Nogueira (2018), Ivete Sangalo (2018), Xuxa (2017), entre outros. Ao longo da carreira se aprimorou em outros estilos de dança como: contemporâneo, jazz e acrobacias em geral até os dias atuais. Em 2022 subiu aos palcos com o espetáculo À Margem, de Tiago Oliveira, com produção da Piquet Culta.

Hélio Cavalckanti, nascido no Rio de Janeiro, começou aprendendo a dançar no meio “underground” das ruas e então profissionalmente no ano de 2008. Sempre conectado com os 4 elementos da cultura hiphop (grafiti, dj, mc e bboy) escolheu fazer a diferença mixando as culturas populares brasileiras em sua maneira de dançar, principalmente adicionando danças de sua terra natal (samba, funk, capoeira e o charme carioca), tornando o “breaking” algo diferente para a nova geração sem perder as influências da Velha Escola (oldschool). Desde então, foi contratado pela companhia francesa de dança contemporânea + hiphop, Cie Käfig – do diretor Mourad Merzouki, percorrendo mais de 48 países em espetáculos, workshops e palestras. Representando a Diversidade e as Culturas Urbanas, criou uma rede/produtora, chamada RUA21, que visa capacitar, organizar e unir todos os coletivos através do cooperativismo comercial, economia criativa e empreendedorismo, gerando renda e oportunidade para a cena carioca.